POLO UAB DE CATALÃO/GO

POLO UAB DE CATALÃO/GO
O Polo Catalão UAB é uma unidade operacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil de educação a distância. Um programa do Ministério da Educação, que visa integrar universidades públicas para oferecer cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária presencial. Trata-se de uma parceria entre o Município e o MEC, com o objetivo de proporcionar à população catalana e da região cursos de graduação, especialização e/ou capacitação, na modalidade de ensino a distância (EAD), em diversas áreas de atuação. O processo de seleção para ingresso em cursos ofertados pelas Universidades através do programa UAB é realizado por meio de vestibular, dessa forma é exigido dos candidatos que tenham concluído o ensino médio. Alunos formados em cursos, na modalidade a distância, têm direito a diploma equivalente ao dos cursos presenciais. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Programa para formação de professores em áreas específicas

PROGRAMA "REDE UNIVERSIDADE DO PROFESSOR"

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UAB oferta 81 mil vagas em nova Universidade do Professor

    Publicado: Terça, 29 Março 2016 15:08 | Última atualização: Terça, 05 Abril 2016 15:06
    O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) será o principal responsável por ofertar vagas na nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação, a Rede Universidade do Professor. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.
    O anúncio da nova rede pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aconteceu em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 28. A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada.
    Baseado em informações do Censo Escolar 2015, Mercadante destacou que, entre os 709.546 professores efetivos que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que aplicam ou não têm o grau de bacharel na área.
    Mercadante afirmou que a prioridade é a formação de professores efetivos da rede pública na área em que já estão atuando. “Não há como melhorar a qualidade da educação no Brasil se nós não resolvermos esta questão da formação. O que mais vai motivar é se a carreira docente valorizar esta formação específica”, disse o ministro. “Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da educação”, concluiu.
    Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As vagas são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia.
    Calendário
    Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.
    29032016 calendario uab







    Parfor Presencial
    Além das vagas pelo sistema UAB e das vagas presenciais remanescentes, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor Presencial) que oferecerá, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017. Os professores também só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública.
    O calendário com a montagem das turmas e o início das atividades letivas do Parfor Presencial será divulgado em breve.
    UAB
    Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
    Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).