POLO UAB DE CATALÃO/GO

POLO UAB DE CATALÃO/GO
Nosso Polo UAB é uma unidade operacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil de educação a distância, um programa do Ministério da Educação que visa integrar universidades públicas para oferecer cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Trata-se de uma parceria entre o Município e o MEC, com o objetivo de proporcionar à população catalana e da região cursos de graduação, especialização e/ou capacitação, na modalidade à distância (EAD), em diversas áreas de atuação. O processo de seleção para ingresso em cursos ofertados pelas Universidades através do programa UAB é realizado por meio de vestibular, dessa forma é exigido dos candidatos que tenham concluído o ensino médio. Alunos formados em cursos, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos presenciais. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622

sábado, 30 de agosto de 2014

EAD - UAB

A educação a distância, em sua forma embrionária e empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
O Polo de Catalão do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado a partir de uma parceria entre o Município e o Ministério de Educação e Cultura (MEC), em 2006, através de Edital de Seleção N01/2005 SEED/MEC, e tem como objetivo proporcionar à população catalana e da região cursos de graduação, especialização e/ou capacitação, na modalidade à distância (EAD), em diversas áreas de atuação.
Essa modalidade apresenta como característica essencial a proposta de ensinar e aprender sem que professores e alunos precisem estar no mesmo local ao mesmo tempo. Para que isso ocorra são utilizadas diferentes tecnologias, como programas computacionais, livros e os recursos da Internet disponíveis no ambiente educacional. Os cursos em Ensino à Distância permitem maior flexibilidade na participação do aluno, que deverá gerenciar seu espaço e tempo, realizando as tarefas nos momentos que mais forem adequados a sua agenda. É um trabalho pautado na busca da democratização do acesso a uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário